A história do Vestido e dos Costumes.
O vestido é uma peça que não só serve para cobrir um corpo mas também é símbolo de poder para as mulheres, uma peça que atravessou o tempo passando por diversas modificações importantes a a partir daí surge a origem ou a história do vestido.
A história do vestido: uma síntese.
O século XVIII
No final do século XVII, o desenvolvimento do traje europeu, no verdadeiro sentido do termo, tinha atingido o seu ponto mais alto. A partir desse período, as dimensões foram menores por um tempo. As perucas não eram tão altas, o corte nas várias peças era menos liberal, o casaco tornou-se o casaco do vestido. Sob Luís XVI, a moda surgiu em direções que pareciam novas, mas as mudanças foram mais na ornamentação do que no corte geral. O desenvolvimento na esfera do vestuário também parecia estar a acelerar para a revolução. Mas este foi precedido por outro período que, de um ponto de vista puramente artístico, produziu moda de grande charme, e de uma variedade até então desconhecida (1700 - 90). No campo da moda, a liderança da França era tão inatacável quanto na esfera política. Qualquer novidade, é verdade, tem feito o seu caminho, mas lentamente, e nem sempre simultaneamente em lugares diferentes. A distância de Paris foi decisiva nesse sentido. As cidades do distrito do Reno estavam muitas vezes anos à frente de grandes cidades como Viena ou Berlim. Foi a chegada dos pratos de moda que ajudou a trazer uma difusão mais rápida. Estes começaram a aparecer a partir do ano de 1770 em Paris. Então, em intervalos regulares, a partir de cerca de 1786, artigos como o Journal des Luxus undder Moden, enviado por Bertuch em Weimar, apareceram.
Vestido Feminino.
Em meados do século XVIII, as roupas femininas sofreram mudanças ainda maiores do que as masculinas. O caminho tinha sido preparado para eles no reinado de Luís XIV. Os vestidos foram novamente apoiados pelo farthingale, que tinha saído de moda um século antes. Este destacava-se em torno do usuário em forma de sino (Fig. 418). A fontange, ou topknot, logo desapareceu por completo, e seu lugar foi tomado por um simples, mas alto coiffure de cachos. O novo farthingale, que não era muito largo no início, era uma estrutura de aros feitos de cana, osso de baleia ou aço presos com cordas. Devido à sua semelhança com os cestos sob os quais as aves eram mantidas na França, eles eram chamados de paniers, ou cestas de frango. Já no tempo de Luís XIV, o farthingale tinha começado a franzir mais. Era mais largo por volta de 1725, quando as bordas inferiores eram frequentemente de 5 ou 6 metros de circunferência e os 3 metros mais altos. Em cada lado do aro superior foram fixadas duas peças semicirculares de aço para evitar que a saia se alargasse repentinamente e para mantê-la em uma forma semicircular. Embora este fosse o estilo habitual do farthingale, houve várias pequenas modificações dele. A circunferência variou; O farthingale às vezes era ligeiramente comprimido para trás. Estas modificações tinham nomes diferentes, como la culbute, le bout-en-train, le tatez-y, etc. Todos os tipos eram extremamente inconvenientes, e muitas vezes traziam seus usuários em perigo não só nas ruas, mas em carruagens e quando passavam por portas. Ocupavam o espaço de três ou quatro pessoas, e as mulheres tinham que torcer e virar para evitar obstáculos. Apesar disso, a moda tornou-se popular tão rapidamente que, no início do reinado de Luís XIV, as mulheres em todos os países, de princesas a mulheres trabalhadoras, usavam este traje peculiar, e uma mulher sem farthingale era menosprezada. A vinda do farthingale não causou a princípio nenhuma mudança nos vestidos usados sobre ele, mas quando começou a aumentar em circunferência o vestido longo e baixo, aberto na frente e reunido na parte de trás, não era mais um vestido adequado. Assim, a reunião na parte de trás foi omitida, o trem foi deixado de lado e o vestido foi, de várias maneiras, enfiado com cordas.
As únicas mudanças na roupa interior foram uma largura maior e um corte mais liberal. Por volta do ano de 1700 um novo estilo de adorno tinha sido concebido - ou seja, les falbalas - flounces ou furbelows. Eram tiras de material, cravadas ou pregadas, costuradas horizontalmente em torno da saia. Nem sempre eram do mesmo material que o vestido, onde – como os folhos largos que vinham mais ou menos na mesma época – os voadores eram sempre do mesmo material que a roupa que costumavam adornar.
O corpete, le corsage, embora permanecesse no todo como tinha sido, estava agora amarrado na parte de trás em vez de na frente; A saia costurada tinha uma fenda na parte de trás. A mudança deveu-se à adoção do espartilho inglês, que estava rendilhado na parte de trás. Entrou na moda logo após o ano de 1700, e foi rapidamente adotado. Como o tipo francês (que era rendado na frente), este espartilho foi coberto com material bonito e usado em vez de um corpete. etc...
Antes dos anos 1700;
O homem pré-histórico usou peles de animais sob o seu corpo, sem beleza ou detalhes que se assemelhou ao vestido, no intuito de cobrir ou proteger o seu corpo.
O registro do primeiro vestido mesmo foi por volta de 1800 e ter um vestido bonito nessa época significava o símbolo de riqueza e poder.
Em 1860 os vestidos ganham as chamadas crinalinas, um tipo de armação para dar volumes aos vestidos, porém as suas cores são neutras e estes são longos.Um momento histórico em que essa mulher usava um vestido muito pesado e muito desconfortável também.Esse vestido tinha que chamar a atenção de alguma forma com o seu volume.
Só a partir de 1900 que o estilo de vestido muda completamente,isto é, a mulher já usa mais armações ou corpetes sob os seus vestidos, surge uma mudança radical quanto a história do vestido.
Mas para isso acontecer tinha que existir um fator desencadeante para mudar tudo em uma sociedade: a revolução industrial na Inglaterra.
No período barroco, o traje feminino era geralmente composto de três peças principais, o corpete ajustado ao busto, a saia e a protuberância. As mulheres se vestiam suntuosamente, com as rendas e laços em suas roupas. Entre 1740 e 1770, no meio do período de Rocaille, apareceu um vestido mais suave, com um corpete, saia e o famoso “Plis Watteau”, composto de dobras de tecido que se soltavam nas costas, sugerindo um falso manto. Na metade do século, a vestimenta “francesa” usada nas grandes cerimônias tinha amplos volumes laterais, um corpete cingido e uma protuberância aberta na frente, formando uma abertura triangular que mostrava a saia.
Estilo romântico (1825 a 1865)
No século XIX, na era da industrialização, surgiram rápidos avanços tecnológicos em diversas áreas de produção, às quais a indústria da moda não era estranha. Nos anos 50, o traje feminino atingiu sua máxima expressão com a introdução da crinolina. Esta armação interna deu um grande volume simétrico às saias sem adicionar peso. O espartilho reformulou o busto feminino. Os tecidos preferidos eram seda e musselina de algodão com padrões, flores, listras e listras. As cores eram simples e discretas, predominantemente azuis e verdes.
A moda masculina de 1850 manteve as tendências das décadas anteriores. Os casacos de cor preta ou de tons sóbrios eram também usados com calças nas praças. Durante a noite, ele usava um casaco preto com calças e um colete do mesmo tecido, uma camisa com um babador engomado e um arco.
Romantismo
A publicação dos poemas Camões (1825) e D. Branca (1826) de Almeida Garrett marcou o início do romantismo em Portugal, que duraria 40 anos.
Espartilhos e a cintura
As mulheres recuperaram o uso de espartilhos e a cintura voltou ao seu lugar natural, já que a moda exigia cinturas delicadas.
século 19
A segunda metade do século XIX foi uma época de grande ecletismo, tanto nas artes como na moda, com uma clara influência dos estilos de outros períodos. As mulheres usavam vestidos de duas peças, compreendendo corpete e saia feita de tecidos pesados.
Vestido feminino
O vestido das mulheres com este quadro foi feito na moda pelo estilista Charles Worth.
Moldura Volumosa
A silhueta era fornecida por uma estrutura interna volumosa chamada de “tournure” (azáfama) na parte de trás da saia.
Espartilho e corpete
O espartilho por baixo do corpete permaneceu na moda. A saia era longa, com uma série de cortinas, passementerie, bugigangas, fitas, laços, pompons e franjas.
Espartilhos de Saúde
Em 1890, as mulheres testemunharam o surgimento dos chamados espartilhos de saúde, que formavam uma silhueta ondulada em “S”.
Peito de rolinha
O busto das mulheres foi elevado e enfatizado de tal forma que foi chamado de “peito de rola”. As saias longas sugeriam potes de sino e geralmente exibiam um pequeno trem.
Museu Nacional do Traje em Portugal
O Museu Nacional do Traje e da Moda está localizado no Palácio Monteiro-Mor, em Lisboa, Portugal. Tem uma coleção de 33.000 itens, que inclui principalmente trajes masculinos e femininos dos séculos XVIII e XIX.
Principais tipos de vestidos.
E com a evolução do vestido surgiram tipos e ícones de vestidos muito famosos no mundo todo.Eles são clássicos, eternos e muito desejados pelas maioria das mulheres. Principais tipos de vestidos:
Vestido tomara que caia- é um tipo de vestido que não possui alças e marca bem os seios também;
Vestido pretinho básico;
Vestido Trapézio;
Vestido tubinho;
Vestido Flapers;
Vestido Wrap Dress;
Vestido Ultrassuede.
Vestidos Opções:
Vestido 1º -
Informações:
- 70% Viscose, 30% Nylon
- Imported
- Pull On closure
- Hand Wash Only
- Material: Soft fabric make the sweater dress comfortable to touch and wear, stretchy fabric make the dress hugs your curves in all the right ways creating an hourglass silhouette for average, and full figured body types
- Features: Sexy wrap v neck and back, batwing long sleeve, detachable bowknot waist belt, side split, solid color, slim fit midi dress, casual style
- This dress hugs your curves in all the right places and perfectly to show your sexy curves. Match it with sandals, heels or boots, looks elegant
Vestido 2º -
Informações:
- Polyester,Spandex
- Imported
- Material: Polyester, Spandex; soft and comfortable.
- Size Guide: Please refer to the size information before purchasing or contact us directly if any questions. Please allow 1-3cm differs due to manual measurement, thanks.
- Features: Short mini dress with satin silky material, slim fit design to show your sexy body curve.
- The dress features a halterneck design with an open back style and a sheeny fabric that stuns anywhere and anytime.
- Occasion: Suitable for club, nightclub, party, night out, clubwear, casual, evening, wedding as a guest, homecoming, dinner, holiday, day and out any special occasions.
Vestido 3º -
Vestido Manga Longa
Informações:
- Non-Stretch Fabric
- Imported
- Pull On closure
- Machine Wash
- Size Attention: S=US 4-6, M=US 8-10, L=US 12-14, XL=US 16. Crafted From A High-Quality Satin Fabric, This Dress Is Smooth And Silky Against Your Skin, And It Would Become Your Favorite Dress In This Fall
- EYE-CATCHING DESIGNS: Long Sleeve Dress For Fall/ Puff Sleeve Dress/ Short Dresses For Women/ Mini Dresses/ Satin Slip Dress/ Ruffled Dress/ A Line Dress For Women/ V Neck Dress/ Faux Wrap Dress/ Elastic Waist Dress/ Womens Fall Fashion
- MATCHING STYLE: Womens Mini Dress Goes Well With Every Fashion Item. You Can Match With High Heels, Boots, Wedges, Handbag, Shiny Jewelries, And It Would Be A Perfect Pickup For Every Formal Or Casual Occasion, Cocktail, Birthday Party, Holiday, New Years Eve, Christmas, Wedding, Dinner, Date, Office, Club
Vestido 4º -
Informações:
- 100% Polyester
- Material: Polyester. Soft and comfortable fabric.
- Features: Spaghetti Straps, Sleeveless, Mini Length, Side Slit, Bodycon Dress,Sexy Mini Party Club Dress. ZAFUL Side Slit Mini dress featuring a cowl neck, backless, slits design on both sides adds a feminine touch. Summer dresses for women 2023
- Crafted from plush velvet fabric, this mini length cami dress emphasizes sparkle stars throughout, trendy slit detail on both sides, and a cowl front effect which adds so many allures, in a flared silhouette.
- Occasion: Suitable for daily wear, casual, date, work, party, cocktail, vacation, beach, club, holiday or other occasions.
- Size: S - US 4; M - US 6; L - US 8; XL - US 10; 2XL - US 12. Please refer to our Size Chart before your purchase. Please allow 1-3cm differs due to manual measurement,thanks. <a href="https://www.amazon.com/PRETTYGARDEN-Womens-Summer-Sleeve-Dresses/dp/B0BRN7YGT6/ref=sr_1_144?content-id=amzn1.sym.01961676-8d6d-4578-9f01-2e7bdc7dd6df%253Aamzn1.sym.01961676-8d6d-4578-9f01-2e7bdc7dd6df&keywords=woman%252Bdresses%252Belegant&pd_rd_r=3387cc4e-1b08-493a-8fa5-52bc48348075&pd_rd_w=n7oPS&pd_rd_wg=2kTPQ&pf_rd_p=01961676-8d6d-4578-9f01-2e7bdc7dd6df&pf_rd_r=1FQ6VRVBW2MT1QPAV698&qid=1696763727&refinements=p_89%253AMANGOPOP%257CPRETTYGARDEN%257CZAFUL&rnid=2528832011&s=apparel&sr=1-144&th=1&_encoding=UTF8&tag=gabrielacazul-20&linkCode=ur2&linkId=b060ac683054c31502ae45feee20024f&camp=1789&creative=9325" >vestido">https:="" www.amazon.com="" prettyg...<="" a="" rel="nofollow">
Vestido 5º -
Informações:
- 70%Viscose 30%Polyamide
- Imported
- Tie closure
- Hand Wash Only
- Tips: S=US 4-6, M=US 8-10, L=US 12-14, XL=US 16. A-line mini dress can machine wash or hand wash in cold water. No bleach. Hang to dry. Please refer the size chart before purchase.
- Superior Material: This summer mini dress is made of exquisite fabric, no stretch but soft and skin-friendly. Great aline dress to offer you all day comfort. Super suitable for summer hot days.
- Unique Features: Wrap dress with sexy v neck, mini dress, ruffle dress, elegant puff lantern sleeves, dresses that hide belly fat, elastic waist is friendly to different body types and fits well. Style good for spring, summer and fall.
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